Você está aqui: Principal Regional Cidades do Caparaó realizam ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Cidades do Caparaó realizam ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Várias cidades do Caparaó realizaram na manhã desta sexta-feira (18), ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Guaçuí, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Guaçuí realizaram na manhã desta sexta-feira (18), o dia “Faça bonito”, que começou com uma passeata pela Avenida Marechal Floriano e instalou estandes e cartazes da campanha de combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes na Praça João Acacinho.

Os dois órgãos contaram com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – também ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, como o Creas –, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, Terceira Idade Alegria de Viver e Apae, além da participação de todas as escolas do município.

Os estandes vão permanecer na Praça João Acacinho até as 17 horas desta sexta e marcam o início da campanha de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de chamar atenção para o problema que afeta a sociedade de todo o Brasil e também de Guaçuí.

De acordo com a assistente social do Creas, Ivane Mendonça, este ano, 11 casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes foram denunciados no município, um número alarmante para a cidade. Segundo Ivane, as ações vão continuar nas próximas semanas com uma campanha nas escolas. “Levaremos teatro e informações para as crianças nas escolas do nosso município”, disse  a assistente social.

Para a coordenadora do Creas de Guaçuí e assistente social, Roberta de Paula Marques, a ação realizada é muito importante. “Fizemos a ação para mobilizar as pessoas, pois o índice de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes cresceu muito na cidade. As pessoas não podem ficar omissas e precisam denunciar”, enfatizou.

Roberta explicou que o Creas fica localizado na Avenida Espírito Santo, nº 478, em frente à Secretaria de Saúde.

Já a presidente do Conselho Tutelar de Guaçuí, Maria Emília Costa ressaltou a importância das pessoas ligarem para o disk 100, 181 ou o número de plantão do Conselho Tutelar: (28) 9.999-7208. “A denúncia é anônima e nós do Conselho Tutelar daremos o encaminhamento que criança ou o adolescente precisam”, destacou.

Outras cidades

Em Divino de São Lourenço, também foi realizada uma atividade na praça da cidade. De acordo com a secretária de assistência social, Gerusa Nery Miranda, na próxima semana, acontecerão outras ações nas escolas.

Já em Dores do Rio Preto lembrou da data, mas a secretária de assistência social, Alessandra da Paz, disse que do dia 23 a 28 de maio serão realizadas atividades nas escolas municipais e estaduais.

Por que realizar ações no dia 18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada. Em 2000, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Vale ressaltar que qualquer denúncia de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes pode ser feita pelo Disk 100 ou 181. A pessoa não precisa se identificar.

 Foto: Divulgação PMG

 

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308