Você está aqui: Principal Regional Encerramento do projeto Lidera Turismo é realizado em Guaçuí

Encerramento do projeto Lidera Turismo é realizado em Guaçuí

O encerramento do projeto Lidera Turismo foi realizado nesta quarta-feira (11), no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí. O projeto trazido pelo Sebrae-ES para a região, conta com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, Incaper, Consórcio Caparaó, Circuito Caparaó Capixaba, ICMBio, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaçuí (Acisg) e Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região do Caparaó. A solenidade contou com a presença de várias autoridades e representantes de entidades, órgãos e setores envolvidos.

Grupos de Guaçuí, Dores do Rio Preto e Ibitirama, envolvidos no projeto, apresentaram suas ideias que foram preparadas durante as oficinas do programa, além da entrega solene do Mapa Estratégico destes mesmos municípios. O Mapa traz cinco ações que têm o objetivo de alavancar o turismo dos municípios e de toda a região. No entanto, alguns projetos já estão em execução e sendo monitorados pelas partes interessadas no assunto.

Segundo o prefeito de Ibitirama, Reginaldo Simão, o município ficou um tempo sem se preocupar com o turismo. “Acredito em todo esse trabalho que foi desenvolvido e sei que Ibitirama terá um rumo certo”, afirmou. Já o prefeito de Dores do Rio Preto, Cleudenir José de Carvalho Neto “Ninho”, acredita que houve um retrocesso no turismo, em seu município, durante alguns anos, e que agora Dores vai evoluir nessa área.

Quem também falou sobre a importância do turismo foi a prefeita de Guaçuí, Vera Costa. Segundo ela, para fortalecer a área é necessário contar com parcerias entre os municípios e as secretarias municipais como cultura, meio ambiente, obras e tantas outras. “As ideias são importantes, mas é necessário planejamento e metas, sempre buscando parcerias que não dependem apenas do setor público”, enfatizou.

A prefeita destacou eventos de Guaçuí como a Feira de Negócios, o Festival de Inverno, o Ecotrilhas, entre outros que são independentes e que têm tudo para continuar caso mude o prefeito. “É importante a parceria público-privada”, concluiu.

Já o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira falou sobre a importância de alguns projetos virarem leis para terem continuidade com a mudança das administrações. No entanto, segundo ele, é necessário que esses projetos tenham metas traçadas e que essas tenham um acompanhamento efetivo para que sejam alcançadas.

“É um trabalho de equipe, com todos os setores juntos. É possível realizar e temos exemplos aqui em Guaçuí”, disse. De acordo com o superintendente, quando esses projetos unem a sociedade, há uma chance enorme de dar certo.

Certificados

Os grupos e os prefeitos de cada um dos três municípios receberam certificados do Sebrae ES pela participação do projeto Lidera Turismo que tem como objetivo a capacitação de lideranças da região no setor de turismo. Para isso, visa o encontro dessas lideranças para a elaboração de uma agenda positiva em prol do setor.

Foto: Divulgação

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308