Você está aqui: Principal Regional Fase Intermunicipal do Conae acontece em Guaçuí

Fase Intermunicipal do Conae acontece em Guaçuí

Guaçuí vai sediar a Fase Intermunicipal do Conae 2018. A abertura vai ser realizada nesta quarta-feira (11), às 18 horas, no Teatro Municipal Fernando Torres, num encontro que vai contar com representantes dos municípios de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Guaçuí e Muniz Freire e vai se estender em oficinas que vão acontecer na quinta (12) e sexta-feira (13).

Na abertura no Teatro Fernando Torres, os participantes vão assistir a uma palestra com Vilmar Lugão de Brito, que ira introduzir os assuntos que serão tratados durante os três dias, sobre políticas públicas e financiamento da educação, além da valorização dos profissionais do setor. “Vão ser abordadas políticas públicas, dentro de uma gestão democrática, falando sobre regime de colaboração, avaliação e regularização da educação”, destaca a superintendente da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí, Márcia Maria de Oliveira.

As oficinas que serão realizadas nos dois dias posteriores vão acontecer a partir das 8 horas na Facec, na quinta-feira, e no Cras de Guaçuí, na sexta-feira. Oficinas que seguirão tratando do tema do Conae 2018 que é “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O objetivo desta edição da Conferência é monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações. E durante o encontro serão discutidos os oito eixos temáticos (veja abaixo) estipulados no Fórum Nacional de Educação (FNE), realizado em 2016. As fases municipais precisam ser realizadas até o final deste mês de abril, para que a estadual aconteça até novembro deste ano.

Eixos temáticos:

Eixo I - O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo II - Planos decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Eixo III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

Eixo IV - Planos decenais, SNE e a democratização da educação: acesso, permanência e gestão;

Eixo V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

Eixo VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

Eixo VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Eixo VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Da Redação

Foto: Divulgação

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308