Você está aqui: Principal Estado Detran|ES orienta os condutores sobre direção segura na chuva

Detran|ES orienta os condutores sobre direção segura na chuva

Com as pancadas de chuva, o condutor deve tomar alguns cuidados para manter a segurança e evitar acidentes, já que dirigir com chuva é mais perigoso, e, portanto, exige mais atenção do motorista e motociclista. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta os condutores sobre direção segura nessa situação.

É importante redobrar a atenção, reduzir a velocidade e nunca se esquecer de sinalizar qualquer manobra com antecedência, para garantir a própria segurança e não colocar em risco os demais condutores e pedestres.

Os limpadores de para-brisa devem estar em boas condições de conservação para que retire água do vidro e cumpra sua função corretamente, garantindo ao condutor uma melhor visibilidade no trânsito durante o período de chuva.

Outra medida importante para a segurança do condutor e dos demais motoristas que trafegam na via é o uso do farol baixo durante a chuva mesmo se ainda estiver claro, pois isso facilita que os motoristas percebam melhor a que distância estão de outros automóveis.

O condutor também deve ficar atento aos pedestres, que podem se deslocar à sua frente, inesperadamente, à procura de abrigo. É importante ter atenção especial às poças que se formam, para não jogar água em quem passa pelas calçadas ou canteiros. Além de uma questão de respeito com quem está circulando a pé, é também uma obrigação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB);

Veja o que diz o CTB sobre a direção na chuva

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem artigos que levam em consideração as condições climáticas para definir normas de circulação, como velocidade e distância adequadas, e utilização de equipamentos de segurança, como faróis e para-brisa.

Em relação à distância entre os veículos, o artigo 192 define como infração grave deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, e em relação ao bordo da pista, considerando-se as condições climáticas do local da circulação.

O CTB também estabelece como infrações graves deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito sob chuva (artigo 220) e conduzir veículo sem acionar limpador de para-brisa sob chuva (artigo 230). Para essas infrações, a multa é de R$ 195,23 e acarreta perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

O uso dos faróis está previsto no artigo 250, que estabelece como infração média o ato de deixar de manter acesos pelo menos as luzes de posição sob chuva forte.

Também é infração média, prevista no artigo 171 do CTB, usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres ou veículos. A multa nesses casos é de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na carteira.

Alguns cuidados em período chuvoso

- Fique sempre atento, reduza a velocidade e mantenha distância do veículo à sua frente;

- Mantenha os faróis baixos acesos;

- Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas;

- Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado;

- Não freie bruscamente sem necessidade;

- Não faça ultrapassagens perigosas;

- Ultrapasse outros veículos somente pela esquerda;

- Mantenha os limpadores de para-brisa do veículo sempre em boas condições de conservação;

- Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa ocorre a típica correria atrás de abrigo.

- Transitando por locais sem calçamento, nas estradas de terra, tenha cautela com a velocidade. Com a lama, o veículo vai precisar de mais espaço de frenagem até conseguir se imobilizar.

da Redação

Foto: Ilustrativa

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308