Você está aqui: Principal Cidades Vinte anos de transtorno pode chegar ao fim em Guaçuí

Vinte anos de transtorno pode chegar ao fim em Guaçuí

Moradores da rua São José, em Guaçuí, não acreditaram quando viram, na tarde desta quarta-feira (12), funcionários da Secretaria de Obras trabalhando para resolver um problema que persistia há 20 anos. Toda vez que chove na cidade, o local rapidamente enche de água, causando problemas. O problema também trazia transtornos para moradores nas imediações do início da Avenida José Alexandre.

De acordo com a Prefeitura de Guaçuí, a equipe da Secretaria de Obras está trabalhando na instalação de uma nova drenagem para dar fim a alagamentos no início da avenida e ruas adjacentes, incluindo ao lado da Delegacia de Polícia. Apesar da obra ter surpreendido os moradores da rua São José nesta quarta-feira, o trabalho já havia começado dias atrás numa rua próxima, mas muitos não acreditavam que teriam o problema solucionado.

Uma moradora, que prefere não se identificar, comemora o início das obras e conta que, só este mês, a rua ficou totalmente inundada duas vezes. “Já estávamos revoltados com a situação. Toda vez que chovia forte alagava”, desabafa.

A moradora diz nunca ter visto uma obra desta magnitude durante o tempo que mora na rua São José. “Nunca vi tanto homem por metro quadrado ali na rua. Tem até plateia vendo porque não estão acreditando”.

O secretário municipal de Obras, Hermes Guimarães, explica que o problema era ocasionado por uma rede de manilhas existente na região que não comportava grandes quantidades de água.

Ele esclarece que a água da chuva, que é captada na rodovia BR482, desce por uma rede de manilhas 060 até uma caixa de passagem próxima à Igreja Maranata, localizada na rua São José, e segue até a esquina com a avenida José Alexandre onde havia outra caixa de passagem e a rede de manilhas reduzia para 040. “Essa redução não comportava grandes volumes de água de chuva que voltava e estourava na caixa em frente à Igreja Maranata, provocando os alagamentos que atingiam a rua São José, aquela parte da avenida José Alexandre e a ruas próximas da Delegacia”, destaca.

Na obra, então, todo o trecho com manilhas 040 está sendo trocado por outras 060. Este trecho vai da esquina da rua São José com a avenida José Alexandre até o outro lado desta avenida, entrando pela avenida José Ferreira Alves, até uma rua transversal que vai dar no Ribeirão Santa Catarina, onde a água é despejada. “Nessa nova rede, estamos instalando 270 manilhas 060, num trabalho realizado com recursos e mão de obra do município”, enfatiza Hermes Guimarães. “Além disso, trocamos todo o calçamento da rua que vai até o Ribeirão Santa Catarina, que era de paralelepípedos e agora está calçada com bloquetes”, completa.

Além das 270 manilhas, a equipe da Secretaria também construiu outras duas caixas de passagem e melhorou a caixa já existente em frente à Igreja Maranata. Uma das caixas novas fica na avenida José Ferreira Alves, próximo da delegacia, e a outra na esquina da avenida José Alexandre com a rua São José. “Nossa meta é finalizar a obra na semana antes do Natal”, conclui o secretário Hermes Guimarães.

 

 

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308