Você está aqui: Principal Cidades Morador faz vídeo acusando Prefeitura por agressão ao meio ambiente, em Guaçuí

Morador faz vídeo acusando Prefeitura por agressão ao meio ambiente, em Guaçuí

Divulgação

 Um vídeo postado nas redes sociais por um morador de Guaçuí, nesta terça-feira (6), vem gerando polêmica na cidade. O autor do vídeo acusa a Prefeitura Municipal por agressão ao meio ambiente, no bairro Horto Florestal.

As imagens mostram uma área coberta por entulhos e amontoados de lixo, a céu aberto, próximo à casas de moradores. Inconformado, o homem afirma várias vezes que o descarte é realizado pela atual administração do município.

O morador põe em dúvida a legalidade da ação praticada e classifica a situação como uma falta de respeito aos moradores daquela localidade. “Acho que não pode existir, nem deve existir uma licença pra isso aqui. Por mais que tenha, se existir uma licença pra isso aqui é uma falta de respeito ao bairro”, destaca.

A Prefeitura

A Prefeitura de Guaçuí foi procurada pela reportagem e questionada quanto a veracidade das informações contidas no vídeo. Também foi perguntado se o local não deveria ser coberto, para evitar o acúmulo de água, como mostrado no vídeo, no intuito de evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Em resposta, o executivo municipal respondeu que a área em questão mostrada no vídeo não é utilizada para depósito de lixo, visto que não existe lixão em Guaçuí, com a instalação da Área de Transbordo Municipal. Logo, não se justificaria a destinação de lixo para qualquer outro lugar.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) esclareceu que a área em questão está devidamente licenciada, pelos órgãos competentes, a pedido da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp) para depósito, exclusivamente, de rejeitos de construção civil, ou seja, entulho de obras.

Ainda segundo a Prefeitura, o entulho será utilizado pela própria Semoisp e pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) em diversos serviços destes setores. Não ficando ali de forma permanente.

No entanto, conforme informações da Prefeitura, populares estão jogando outros tipos de resíduos no local, inclusive lixo, o que obrigou a Secretaria Municipal de Obras a cercar a área e colocar uma porteira. Contudo, houve quem cortasse o arame farpado para voltar a jogar lixo no terreno citado.

Diante disso, respondendo às perguntas da reportagem, a Prefeitura declarou que não há estudo para riscos das famílias e nem está prevista cobertura do local, porque a área não é destinada para lixo.

Quanto ao acúmulo de água, o vídeo foi feito justamente num período em que as chuvas estavam incessantes sobre o município, não dando tempo para que a água escoasse e que providências fossem tomadas para retirá-la.

A Prefeitura disse ainda, que vai também reforçar a limitação de acesso à área, para que as pessoas não joguem lixo no local, e tentar identificar os infratores, inclusive, solicitando a colaboração da Associação de Moradores do bairro Horto Florestal na conscientização e fiscalização. Nenhum popular está autorizado a utilizar a área, que está licenciada tão somente para o poder público municipal, para fazer qualquer tipo de descarte.

A Associação de Moradores

O presidente da Associação de Moradores do Horto Florestal, Romário Silva Gonçalves de Oliveira, informou que todas as documentações da área estão de acordo com as normas exigidas, mas aguarda retorno da Prefeitura quanto a polêmica gerada pelo autor do vídeo.

Sobre o internauta que postou o vídeo, o presidente da associação disse conhecê-lo apenas de vista e garantiu não ser morador do bairro, e sim do bairro vizinho, portanto, a denúncia é uma ação isolada. “É de responsabilidade dele (autor do vídeo) a provação das acusações. A associação do bairro não foi notificada por ele então, quaisquer eventuais alegações do mesmo, não temos conhecimento e nem provas. A associação está com os ofícios direcionados aos órgãos competentes, aguardando respostas”, declarou.

A reportagem também tentou entrar em contato com o autor do vídeo, mas não obteve resposta.

O vídeo pode ser visto neste link: https://www.facebook.com/groups/680442995300833/permalink/2179202642091520/

 

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308