Você está aqui: Principal Cidades Rede Cuidar em Guaçuí realiza 672 atendimentos na primeira semana de atividades

Rede Cuidar em Guaçuí realiza 672 atendimentos na primeira semana de atividades

 
Na primeira semana de funcionamento da Rede Cuidar em Guaçuí, inaugurada na última segunda-feira (06), foram atendidas 73 pessoas de seis, dos 14 municípios que irão usar os serviços na região (Guaçuí, Apiacá, Dores do Rio Preto, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado e Irupi).
 
A unidade é a terceira entregue pelo Governo do Estado, e nessa primeira semana realizou um total de 672 atendimentos, sendo 422 consultas e 250 exames. Também serão atendidos moradores de Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Alegre, Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul e Muqui, totalizando uma população de 230 mil usuários.
 
A gerente Administrativa da Rede Cuidar em Guaçuí, Bruna Moreno Brum, explicou que a unidade iniciou as atividades oferecendo atendimentos em cardiologia e oftalmologia, mas frisou que as linhas de cuidado serão aumentadas gradativamente nas próximas semanas. “Mesmo que tenhamos optado por iniciar os serviços com atendimentos em cardiologia e oftalmologia, completando as linhas de cuidado até o final deste mês, os pacientes estão sendo atendidos pela nossa equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico e assistente social”, destacou.  

A gerente Assistencial da unidade, Juliana de Paula Louzada, avaliou positivamente a primeira semana de atendimentos, ressaltando que tudo correu dentro do que foi planejado. “Ao final de cada dia de atendimento fizemos uma avaliação para ajustes necessários. Os pacientes estão encantados com esse novo modelo de atendimento especializado.  Estamos focando na orientação sobre o que é este novo modelo de atenção e como é a dinâmica da unidade de cuidado integral à saúde. Nosso sentimento é de realização ao visualizar o fluxo de atendimento acontecendo de forma integrada e os pacientes saindo agradecidos por tamanho atendimento e humanização dos profissionais”, destacou.
 
No primeiro dia de funcionamento da unidade, a primeira paciente a ser atendida, Maria Josefina de Assis, gostou do atendimento recebido no local. “Estou achando ótimo. Eu nunca fui num lugar tão bom assim, passando por tantas pessoas em um dia só. Fui muito bem atendida por todos. Todos aqui são muito felizes.
 Foi Deus quem escolheu cada um que está aqui para atender a gente. Foi ótimo. Estou saindo daqui realizada. Como é bom você chegar em um lugar e ver seus problemas se resolvendo em um dia só”, disse.
 
A Rede Cuidar em Guaçuí é a terceira unidade entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017, e a segunda, que entrou em funcionamento em abril deste ano, fica em Santa Teresa.
 
Rede Cuidar
 
Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar. 
 
Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado; a integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região. 
 
Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairão do atendimento com um plano de cuidados que incluem orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, dentre outros, que será elaborado por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados será feito pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside. Os serviços dos municípios e a unidade Cuidar irão interagir o tempo todo.
 
Consultas e exames oferecidos na Rede Cuidar em Guaçuí
 
Linha de cuidado da saúde da mulher e da criança:
 
- 6.061 consultas (obstétricas, pediátricas, mastológicas, e ginecológicas)
 
- 5.061 exames e procedimentos (ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações) 
 
- 27.792 atendimentos de equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de enfermagem)
 
Linha de cuidado de hipertenso e diabético:
 
- 8.640 consultas (cardiologia, angiologia, nefrologia, endocrinologia)
 
- 8.376 exames (teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual)
 
- 27.240 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem)
Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308